Sinopses - Art'Cum Pequi
Coleção de Sinopses - Art'Cum Pequi
Durante a realização do projeto de Teatro Universitário Art'Cum Pequi inúmeras pessoas participaram e ainda participam, e o processo de desenvolvimento cênico e artístico ocorre nas oficinas de atuação e durante a produção de esquetes, arranjos cênicos e espetáculos. Confira agora a lista dessas produções do Art'Cum:
“A Solidão da Horas”
Uma mulher presa em seu universo particular envolvida em uma louca trama de paixão, traição e delírio. Aos poucos as situações e fatos se revelam de forma surpreendente e intrigante.
O monólogo foi escrito pelo autor baiano Rutinaldo Miranda, dirigido pela professora Cyntia Rodrigues e estrelado pela jovem atriz Thálita Guimarães, que recebeu sete prêmios no primeiro FESTEJA (Festival de Teatro de Jataí) em 2018, dentre eles os de melhor direção, melhor atriz e melhor espetáculo.
Autor: Rutinaldo Miranda
Elenco: Thálita Guimarães
Direção: Cyntia Rodrigues
Cenário: Aires de Oliveira
Produção: Art’Cum Pequi – Teatro Universitário, Universidade Federal de Jataí.
Classificação: 14 anos
Confira no Youtube - Solidão das Horas
"A Revolta do Perus"
Sinopse
O texto da década de oitenta é de Carlos Queiroz Telles, um dos principais autores brasileiros para o teatro e um dos fundadores do Teatro Oficina. Em uma das primeiras montagens, a peça foi encenada pelo Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). O caráter central da obra, que expõe a hierarquia que sustenta as relações entre as pessoas, às alternativas e impasses para o rompimento deste status ainda permanece atual e contemporâneo, já que as engrenagens de manutenção e reprodução da estrutura de poder parecem não se alterar. A adaptação do trabalho pelo Art’Cum pequi foi realizada por Aires de Oliveira, que também responde pela direção do espetáculo. Em cena, seis jovens atores do Projeto de extensão da UFJ promovem ao mesmo tempo di versão e reflexão sobre o espaço coletivo, durante os 45 minutos de duração da comédia infantil e que diverte toda a família.
Ficha Técnica
Autor: Carlos Queiroz Telles
Direção e Cenografia: Aires de Oliveira
Figurino/Música/Coreografia: Coletivo
Elenco e Personagens:
Lucas Arantes - Perulino
Amanda Leal - Perualda
Mariana Assis - Perueta
Aires de Oliveira - Coringão e Bispo
Cyntia Rodriges - Coringuinha e Anjo
Eduardo Rodovalho - Deus
Produção Art’Cum Pequi – Teatro Universitário Universidade Federal de Jataí
"Neuroses no Trânsito"
Sinopse
De Hugo Zorzetti, a peça é uma junção de 3 esquetes criadas pelo autor para exercícios de teatro. Nessa livre adaptação o diretor Aires de Oliveira aproveita os talentos em formação do projeto de extensão Art’Cum Pequi para construir um espetáculo divertido para o público e para o elenco. Os 3 atos da peça fazem sátiras aos problemas corriqueiros do trânsito de nosso país, estereotipando os seus personagens e colocando muito risos nas situações diversas. Os 13 atores e atrizes em diferentes estágios de formação mergulharam na criação das personagens, fazendo dessa montagem de 45 minutos, um espetáculo rico em de talhes que conduz o espectador ao riso em diversos momentos da trama. A peça é adulta, mas não apresenta restrições de idade.
Ficha técnica
Direção e cenografia: Aires de Oliveira
Matheus Assunção
Mariana Assis Amanda Leal
Edlan Santos
Cyntia Rodrigues
Eduardo Rodovalho
Ana Beatriz
Eloene Godoy
Heitor
Inês Menezes
Juliana
Lucas Arantes
Thalita Guimarães
Produção: Art’Cum Pequi Teatro Universitário, Universidade Federal de Jataí.
"Última Instância"
Sinopse
O espetáculo constrói em poucos minutos um quadro objetivo e direto das relações sociais do País no final da década de 1970, em que fica claro as contradições do sistema implantado a partir 1964. A peça montada pelo Art’Cum Pequi tem o objetivo de reflexão sobre a “violência justiceira” e também apresentar aos atores alguns elementos básicos do teatro, como as personagens, onde aconteciam os fatos e como esses fatos se desenvolvem na trama
A livre adaptação do texto remonta o comportamento humano em situações adversas motivadas por pressões da Ditadura Militar no Brasil, e tem como objetivo alcançar a juventude e outros cidadãos a respeito de atitudes que podemos tomar influenciados por situações que aparentemente fogem ao nosso controle.
Ficha técnica
Última Instância- Carlos Queiroz Telles
Direção de Aires de Oliveira
Com: Cyntia Rodrigues, Lucas Arantes, Ricardo e Aires de Oliveira
Produção: Art’cum pequi – Teatro Universitário Universidade Federal de Jataí.
"Chico... Poesias"
Sinopse
Chico...poesias é um arranjo cênico preparado como exercício de teatral no projeto de extensão Art’Cum Pequi, que os atores e atrizes em formação usam de seus corpos e vozes p ara uma voagem nas poesias das mágicas músicas de Chico Buarque de Holanda. A força e a beleza poética das canções se entrelaçam na performance preparada com muito carinho e atenção para comover todas as plateias.
Direção de Aires de Oliveira
Participação de todos do grupo
Produção: Art’cum pequi Teatro Universitário, Universidade Federal de Jataí.
"Cotidiano"
Sinopse
Cotidiano é uma construção cênica em que o diretor Aires de Oliveira procura relacionar três textos (Não me Cegues, As inventariantes e Quintessência) , de fatos de nosso dia a dia, narrado pelo grupo de maneira inusitada. Tornando essas cenas curtas num espetáculo empolgante e surpreendente e com finais inesperados.
Direção de Aires de Oliveira
Elenco:
Thalita Guimarães
Andressa
Edlan
Iwri
Emanuel
Daniela
Vander
Produção: Art’cum pequi Teatro Universitário, Fabiana, Fausto, Universidade Federal de Jataí.