Coordenação de Esportes

A Coordenação de Esportes tem por objetivo implementar uma Política de Esporte e Lazer para a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Jataí (UFJ). A Política de Esporte e Lazer da UFJ alinha-se à proposta de Cidade Universitária que disponibiliza seu território para as comunidades internas e externas desenvolverem atividades acadêmicas, sociais, culturais, de esporte, lazer, saúde.

A UFJ, enquanto instituição social, pautará valores e serviços de interesse da sociedade civil, e os descreverá em suas políticas de desenvolvimento institucional. Vale registrar que a UFJ é uma universidade recém criada no ano de 2019, mas acumula experiências por mais de três décadas enquanto esteve vinculada à Universidade Federal de Goiás (UFG).

Nesta direção a oferta de atividades físicas e práticas corporais para a comunidade qualifica o tempo livre e aumenta o tempo de permanência na Cidade Universitária. A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte da UFJ apoiará as práticas e vivências no âmbito da cultura corporal de movimento que democratizam o acesso da comunidade aos equipamentos de esporte e lazer nas cidades: Universitária, Jataí e demais da Região Sudoeste Goiana.

A Coordenação de Esportes/PROECE/UFJ atuará em três frentes de ações:
1) Esporte, Lazer, Qualidade de Vida e Cidadania;
2) Esporte Universitário e representação estudantil;
3) Planejamento de atividades e eventos de Esporte e Lazer.

As frentes de ação pautam-se no princípio da formação, educação e emancipação dos sujeitos que participam das práticas corporais e atividades físicas nomeadas como Esporte e Lazer. A primeira frente de ação se configura com a ofertada, na Cidade Universitária, das modalidades de: natação, hidroginástica, musculação, dança, futsal, vôlei, basquete, ciclismo, atletismo, futebol, lutas, yoga. A oferta é gratuita e os interessados devem se matricular na Secretaria do Núcleo de Práticas Corporais (NPC) no início dos semestres letivos.

A segunda frente de ação promoverá a interação e integração universitária entre atletas, equipes, cursos e universidades, com representatividade estudantil nos eventos com atividades de apresentação, representação e competição, sejam estas com finalidades esportivas e/ou científico-acadêmicas.

A terceira frente de ação realizará a gestão de projetos, atividades e eventos que consolidarão a política de esporte e lazer institucional. Esta ação integrará a UFJ ao calendário esportivo local, regional e nacional, firmando parcerias e captando recursos para financiamento das atividades de Esporte e Lazer da universidade.

As três frentes referem-se à comunidade e aos espaços/equipamentos sociais internos e externos à Cidade Universitária/UFJ. Primam pelas práticas educacionais, evitando a seletividade, a hipercompetitividade e visa alcançar o desenvolvimento integral dos sujeitos e sua formação para o exercício da cidadania, para a prática do esporte, do lazer, da saúde.

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFJ, ciente da integração entre ensino, pesquisa e extensão na instituição e com outros setores da sociedade, apoiará e promoverá projetos, programas, cursos, eventos e prestações de serviços, cujas temáticas sejam afeitas ao campo do Esporte e Lazer, respeitando as linhas de ações de extensão e cultura delineadas pelo FORPREX (Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras).