
Congresso Brasileiro de Saúde Integrativa e Espiritualidade (CONBRASIE 2021)
O Congresso será realizado do dia 3 ao dia 5 de junho de 2021, de forma remota e gratuita. Tem por objetivo difundir as múltiplas práticas integrativas, bem como os saberes e fazeres pertinentes às medicinas tradicionais, complementares e integrativas, projetando a participação de mais de 5 mil pessoas inscritas no evento. O CONBRASIE 2021 já é o maior evento de extensão e articulação universitária da área da saúde do ano de 2021, pois é um evento totalmente desenhado em rede. Contará com a presença de convidados como: Monja Coen, Adalberto Barreto (criador da Terapia Comunitária Integrativa), Dr. Ricardo Ghelman e Rafael Dall Alba - referência técnica em Saúde Integrativa na Organização Pan-Americana da Saúde.
Como pós-congresso, teremos a Mostra Científica do CONBRASIE 2021. As submissões vão até o dia 1º de junho, sendo que as apresentações ocorrerão a partir do dia 22 de junho.
Nossos eixos temáticos para as palestras:
Dia 3 de junho
17h30: Mesa de abertura com as reitorias.
18h: A Saúde Integrativa - Dr. Ricardo Ghelman
19h: Saúde Integrativa sob o olhar da Atenção Psicossocial - Dr. Adalberto de Paula Barreto
20h: Produção Popular da Saúde; - Renata Regina (Doula)
21h: Atravessamentos da Espiritualidade na Saúde - Dr. Alexandre Serafim
Dia 4 de junho
18h: Medicina Tradicional Chinesa; - Dr. Jou Eli
19h: Terapia Ayurvédica; - Margarete Mota
20h: Acupuntura e suas Aplicações; - Nubia Amado
21h: Cuidados Paliativos e a Ressignificação da Vida; - Jussara
Dia 5 de junho
18h: Panorama Interncional da Saúde Integrativa - Dr. Rafael Dall Alba (OPAS)
18h 30min: A prática da Meditação e os seus Contextos; - Monja Coen e Monge Yakusan
19h 30min: A morte e o Luto: Múltiplas Abordagens - Monge Yakusan
20h 30min: Sabedoria Popular da Plantas: a saúde integral do ser acessível a todos.- Glória Vijaya Dévi
21h 30min: Medicinas Tradicionais Indígenas. - Pataxó Ubiraci
22h: Encerramento do CONBRASIE 2021.
Os eixos temáticos para submissões: PICs; Espiritualidade; Territórios Decoloniais; Educação Popular em Saúde (EPS); PICs e os seus contextos práticos; Determinantes Sociais de Saúde. As submissões são realizadas no Portal de Conferências da UnB, no seguinte link: https://conferencias.unb.br/index.php/MCCBSIE/saudeintegrativafsunb1
Os trabalhos serão avaliados por pares de avaliadores às cegas, sendo estes docentes, mestrando e doutorandos nas áreas citadas. serão publicados como Edição Temática na Revista Health Residencies Journal (HRJ), editada pela Gerência de Residência, Especialização e Extensão da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal. A publicação dos Anais ocorrerá em até 40 dias após a Mostra.
Submissão de Trabalhos: Gratuita, bem como a publicação dos anais e quaisquer outros benefícios.
Público-alvo da ação: Acadêmicos da saúde, residentes, pós-graduandos e profissionais das temáticas centrais: saúde integrativa e espiritualidade.
Estimativa de participantes: São esperados 5.000 participantes inscritos.
Transmissão: Será realizada em canal próprio no YouTube.
Acesso: Aberto.
Apoiadores institucionais confirmados: Universidade de Brasília, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Jataí, Universidade Federal de Alfenas, Universidade Federal de Goiás, Associação Brasil Central de Arteterapia, Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa, Prefeitura de Campos Novos (SC), Associação de Estudantes de Medicina (AEMED), Rede PICs Brasil, Telessaúde Mato Grosso.
Organizadores: Universidade de Brasília, associada a mais de 65 ligas acadêmicas das múltiplas áreas da saúde.
Inscrições: Abertas até o dia 1º de junho de 2021. Gratuitas. Realizadas no portal de eventos da Universidade de Brasília.
Patrocínio: Não há captação de qualquer recurso financeiro, porém, empresas envolvidas com produtos naturais e serviços voltados para a formação em saúde participam com a divulgação de seus produtos e serviços. Em troca, divulgam e fortalecem a abrangência do evento.
Alinhamento político: Evento apartidário, mas integralmente alinhado com a defesa de valores basilares para a sociedade brasileira, como a manutenção do SUS, o combate das desigualdades sociais e estruturação de frentes que projetam os saberes populares e tradicionais como integrativas nos processos de educação e prática em saúde.
Conflito de interesse: Não há manifestação de conflito de interesse declarado, seja por palestrantes ou empresas parceiras.
Docentes e profissionais são convidados a participarem do evento como avaliadores/mediadores na Mostra Científica, sendo por isso certificados pela UFG/UnB.